Como as atividades físicas podem ajudar a parar de beber?

Em princípio os únicos aptos para diagnosticas problemas com parar de beber são os profissionais da saúde, entretanto se você desconfia que você ou alguém no seu meio de convívio pode estar tendo problemas com a dependência é melhor analisar com calma os sintomas, procurar ajuda medica e pergunte a si mesmo:

Em primeiro lugar você já pensou que deveria diminuir seu consumo de álcool?

Alguém já te criticou por causa da bebida?

Você já se sentiu mal ou culpado por beber?

E por fim você já acordou e a primeira coisa que fez foi beber para se sentir bem?

O alcoolismo é uma doença que prejudica a vida da pessoa em todas as questões: familiares, sociais, financeiras, profissionais, psicológicas. Em muitos casos, demoram-se anos para admitir que há um problema, depois outros tantos anos para buscar ajuda, por isso é fundamental que os amigos e a família estejam atentos aos sinais e tente alertar a pessoa para que, quanta antes, ela procure meios de controlar a doença.

Praticar exercícios podem ajudar a parar de beber

Em resumo os exercícios físicos contra o alcoolismo têm se mostrado como fator primordial no tratamento e também no processo de recuperação do dependente.

O abuso do álcool vem aumentando a cada ano e as pessoas têm iniciado o seu consumo cada vez mais cedo.

O uso e o abuso constantes de bebidas alcoólicas e a falta de controle tem se tornado um caso de doença e um problema de saúde pública. O consumo excessivo do álcool tem conduzido a altos índices de morbidade, e mortalidade, em diversos países, e inclusive aqui no Brasil.

Dessa maneira praticar atividades físicas ou esportes podem ser bons auxiliares na prevenção e na resolução de problemas relacionados ao alcoolismo.

Ademais esta é uma forma simples de evitar doenças graves,assim como também,todas as implicações físicas e mentais que o álcool faz e traz ao organismo da pessoa que não consegue parar de beber.

As vantagens e benefícios que os exercícios físicos sistematizados e supervisionados trazem podem fazer toda a diferença também no tratamento para parar de beber.

 Por que exercícios físicos contra o alcoolismo?

O álcool é uma droga que altera a fisiologia do organismo, provocando desequilíbrio no corpo. Portanto as atividades físicas são uma forma de lazer e de restaurar a saúde dos efeitos estressantes, depois de superado o período inicial.

A prática do exercício pode reduzir drasticamente a ansiedade, a percepção de esforço e aumenta o prazer, podendo, esse prazer e ansiedade que antes eram encontrados na bebida agora serem encontrados na atividade física.

Atividade física

Portanto qualquer tipo de atividade física é valida e pode proporcionar essa sensação de bem-estar. Os exercícios aeróbios são uma boa indicação podendo se iniciar com uma caminhada de 40 minutos até 1 hora de atividade contínua.É muito interessante começar a fazer caminhadas intercaladas com breves corridas com intensidade de leve a moderada.

Um treino de corrida de 30 minutos, por exemplo, melhora o humor, o entusiasmo e a energia nas atividades cotidianas. A natação, a dança, as lutas e outras modalidades também são alternativas positivas para lhe ajudar a parar de beber.

Assim diante das afirmações expostas até aqui, fica evidenciado a importância dos exercícios físicos contra o alcoolismo.

Essa influência positiva no tratamento faz com que o indivíduo entre em contato com meios saudáveis de vida e sinta a sensação de bem-estar sendo um fator positivo no estado psicológico das pessoas. Fazendo com que elas busquem cada vez mais um estilo bom de vida.

 Atividades físicas podem prevenir o consumo de álcool

 A prática de atividades físicas quando iniciados na infância ou adolescência se tornam um hábito saudável. Invariavelmente se transformam em ações que trazem importantes benefícios à saúde refletindo-se ao longo da vida.

Afinal, a prática de esportes requer certo preparo físico, alimentação saudável, assim como hábitos regrados. Contudo os praticantes tendem a evitar o uso do álcool justamente porque optarem pela manutenção de um corpo e mente saudáveis.

Contudo se você está passando por esse problema, ou conhece alguém, saiba que o alcoolismo é uma doença e parar de beber pode não ser uma tarefa fácil, entretanto sempre peça a amigos ou familiares. 

3 thoughts on “Como as atividades físicas podem ajudar a parar de beber?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *