Quero parar de beber mas não consigo?

Mortes devido ao alcoolismo são cada vez mais comuns, entretanto é possível se obter uma cura para esse vício. Continue lendo e descubra formas para parar de beber.

O consumo de bebidas alcóolicas hoje é algo muito comum em diversas culturas e é consumido em diversos eventos cotidianos.

Como comemorações festivas, eventos culturais e reuniões tanto familiares como de negócios.

Devido a ingestão ser feita de forma irregular, hoje o alcoolismo é considerado um problema de saúde pública.

Afinal o álcool é hoje a droga mais consumida em todo o mundo, onde a mesma é legalmente comercializada e incentivada.

O consumo excessivo

O consumo excessivo de bebidas alcóolicas causa dependência e outros transtornos, a dependência do álcool é mais conhecida como alcoolismo.

Onde as pessoas que sofrem com esse vício sentem um desejo insaciável por bebidas alcóolicas e ao mesmo tempo sofrem por não conseguirem se desvencilhar desse vício.

Existem dados hoje que mostram que o alcoolismo já fez vítimas fatais, em torno de 3,3 milhões de pessoas em todo o mundo, apesar de ser um dado concreto mais de 38% da população mundial continua ingerindo bebidas alcóolicas diariamente.

Surpreendentemente o alcoolismo mata mais que HIV, atos de violência, obesidade e tuberculose.

Além de afetar a saúde física e mental, o alcoolismo afeta igualmente as relação familiares, relações pessoais e inclusive profissionais. Outro fator alarmante é que o uso abusivo de bebidas alcóolicas podem contribuir muito para violências domésticas, dificuldades financeiras e como dito acima, relações interpessoais.

OMS

A OMS (Organização Mundial da Saúde), afirma que não é possível definir um padrão de consumo de álcool seguro e livre de risco para os indivíduos.

E dessa forma considera que o alcoolismo uma doença psiquiátrica que interfere não somente na saúde do corpo, mas também na sua mental.

Existem algumas doenças não transmissíveis que podem ser ocasionadas pelo uso abusivo de bebidas alcóolicas, como exemplo podemos citar às doenças do fígado, diabetes, gastrites, úlcera, câncer, pancreatite e inclusive pode causar danos ao sistema nervoso.

Se você quer parar de beber, é importante começar agora

É de extrema importância manter-se firme em sua decisão, e aprender a dizer não há pessoas que te ofereçam bebidas alcoólicas e também a lugares que irão te distanciar de seu foco, que é: Parar de beber.

Pra isso vamos te passar algumas dicas práticas que te ajudaram a manter-se focado em seu objetivo. 

  • Não tenha bebida alcóolica em casa: Converse com seus familiares e amigos sobre sua decisão, isso evitará que os mesmos não comprem bebidas alcóolicas, e que não façam uso perto de você.

  • Evite ambientes e pessoas de risco: Ou seja, evite ir a bares, festas e se encontrar com pessoas que irão de alguma forma te incentivar a ingerir bebidas alcóolicas
  • Resista: É importante que você aprenda a dizer não nesse momento, isso te manterá sóbrio 
  • Procure fazer terapia: Isso lhe ajudará a lidar de forma mais tranquila com a situação

O alcoolismo matar se você não parar de beber

Contudo lembre-se sempre que o alcoolismo é uma doença que leva anualmente milhares de pessoas a morte, devido a complicações e intoxicação aguda. Tome já sua decisão, o momento é agora, pare de beber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *