Ao parar de fumar como funciona a abstinência?

Em média a fase de abstinência dura entre uma e duas semanas, e um dos sintomas é uma vontade muito intensa de fumar que pode ter duração de até 5 minutos seguidos, mas com o passar dos dias vai diminuindo e ficando mais fácil parar de fumar.

Algumas pessoas apresentam dores de cabeça, tontura, agressividade, irritabilidade e alterações no sono, todos esses sintomas são devido à retirada de Nicotina, que é uma droga que age diretamente no sistema nervoso central, e causa dependência.

Dicas para diminuir os efeitos da abstinência

  • Realize pequenas mudanças em sua rotina: Faça caminhos diferentes para ir ao trabalho, ou até mesmo almoçar em um lugar diferente.
  • Quando sentir vontade intensa de fumar: Escove os dentes, beba água gelada, coma uma fruta ou chupe gelo.
  • Jogue fora todo seu estoque de cigarros, seus isqueiros e cinzeiros presentes em sua casa.
  • Mantenha sempre sua mão ocupada: Com pedaços de papel, com elásticos ou rabiscando algo.
  • Converse com pessoas diferentes.
  • Faça exercícios relaxantes: Respire profundamente pelo nariz, conte até seis e depois deixe o ar sair lentamente pela boca, repita quantas vezes for necessário.

Remédios 

Os sintomas da abstinência costumam durar até 12 semanas, sendo mais intensos nas quatro primeiras semanas, entretanto se os sintomas estiverem muito fortes, busque ajuda.

Existem medicações prescritas por médicos especialistas que poderão ajudar.

Atualmente no mercado existem algumas opções para ajudar no tratamento de parar de fumar receitando alguns medicamentos, como por exemplo, adesivos, pastilhas, sprays, comprimidos e até goma de mascar de Nicotina.

Parada abrupta, ou parada gradual?

Dessa maneira a parada abrupta é aquela em que se para de fumar de uma só vez, e inclusive é a mais utilizada entre os fumantes que querem parar de fumar.

Nesse método se para de fumar de uma hora para outra, interrompendo totalmente o uso do tabaco.

Já na parada gradual, o fumante vai parando aos poucos, e o mesmo não deve ultrapassar um período de duas semanas para parar de fumarcompletamente.

Pois ultrapassando esse período o mesmo pode perder o foco e adiar o processo.

Contudo Lembre-se que a melhor forma de descobrir o método mais eficaz para você, é indo a um médico especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *