Como parar de fumar?

Vários fumantes veem a necessidade de parar com o uso do cigarro, porém não fazem ideia de como parar de fumar.

Isso porque o cigarro contém aproximadamente 4500 substâncias: a nicotina é tão viciante quanto à cocaína e a heroína; ambas liberam substancias tais como a dopamina e endorfina, que dão ao organismo sensações de alivio e prazer.

Portanto com o passar do tempo, o cérebro de quem fuma tende a ter números bem maiores de receptores nicotínicos que se não forem preenchidos, poderiam causar sensações de mal-estar, dificultando quem quer parar de fumar.

Isto é sintomas com, excessiva ansiedade, dor de cabeça, irritação, insônia, irritabilidade, desânimo, aumento de apetite e dificuldades para se concentrar são uns dos principais sintomas que geram uma dificuldade para interromper o uso do cigarro.

A interrupção de seu uso tem seu pico mais alto no terceiro dia e começa se reduzir em mais ou menos uma semana, e desaparecem em um mês.

Ademais com todos esses fatores parar de fumar é uma tarefa bem complicada, e exige bastante perseverança.

O primeiro passo talvez seja uma análise profunda sobre os motivos que te levam a fumar e a partir disso buscar alternativas que driblem tais fatores.

Por exemplo, “porque o fumo reduz meu estresse” – sugestões: ouvir musica praticar esportes, ler, ter boas noites de sono, tomar um bom banho. Será mais fácil saber em quais pontos ficar mais atento se identificarmos essas questões.

Outra medida a ser tomada

O segundo passo pode ser um plano para a interrupção do uso do cigarro, com estratégias especificas para tal.

É relevante que seja escolhido um período tranquilo, que não se esteja passando por problemas significativos.

Posto que dias antes do escolhido, o fumante pode começar reduzindo o número de cigarros consumidos por dia; distanciar-se de cinzeiros e isqueiro; comunicar as pessoas de seu convívio sobre sua decisão, pedindo- lhes ajuda e paciência.

O fumante deve evitar situações que o façam querer fumar; isto é, tomar medidas diferentes quando a vontade vier.

Logo após a chegada da data estabelecida, finalizar o uso, utilizando táticas para driblar a vontade de fumar.

Sendo elas: beber água, conversar com alguém, chupar balas, pensar nos benefícios que se tem ao parar de fumar, relaxar.

Esquivar-se de lugares fechados, onde provavelmente haverá pessoas fumando, essa pratica devem vir acompanhadas juntamente com uma alimentação saudável, pratica de esportes e ajuda medica.

Podendo sugerir o uso de algum medicamento, caso seja positivo o resultado não deixar de fazer uso.

3 thoughts on “Como parar de fumar?

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