Como se alimentar bem para prevenir a disfunção erétil?

Em princípio antes de 1998, era raro ouvir alguém pronunciar as palavras disfunção erétil ou impotência sexual.

Então surgiu um comprimido azul em formato de losango chamado Viagra, e, de repente, tudo mudou. A capacidade para ter e manter uma ereção estava no noticiário noturno e apimentando as tiras cômicas.

Embora agora existam mais medicamentos aprovados para tratar essa disfunção sexual, mudanças simples no estilo de vida podem preveni-la.

Sintomas

É caracterizada pela incapacidade de ter ou manter uma ereção.

Causas

Dessa forma qualquer condição que afete a saúde dos vasos sanguíneos – doença cardíaca, diabetes, hipertensão arterial ou tabagismo – prejudica a ereção. 

O estresse e os problemas de relacionamento ou afetivos são outras causas da disfunção erétil.

Estratégias de prevenção

Alimente-se como os gregos

Você acha que os antigos gregos e romanos, retratados em todas aquelas estátuas, tinham problemas de ereção? Aparentemente não, e graças ao que comiam.

A dieta mediterrânea é rica em gorduras monoinsaturadas saudáveis, encontradas em alimentos como o azeite de oliva. Também é repleta de frutas, verduras, amêndoas, nozes, leguminosas, grãos integrais e peixe, e relativamente pobre em carne vermelha.

Para os pesquisadores a disfunção erétil…

Pesquisadores italianos compararam 100 homens com disfunção erétil a outros 100 sem esse problema e descobriram que aqueles cuja dieta se aproximava mais da dieta mediterrânea eram menos propensos a ter impotência sexual.

Os pesquisadores especulam que o motivo seja o efeito anti-inflamatório da dieta. Inflamações contribuem para o acúmulo de placas de gordura (ateromas), estreitando os vasos sanguíneos e reduzindo o volume de sangue que flui para o pênis, dificultando a ereção.

Dedique-se a um esporte

O exercício físico não faz bem somente  aos músculos; também é bom para a ereção. Homens que se tornaram fisicamente mais ativos na meia-idade reduziram o risco de impotência sexual em 70%.

Na verdade, a atividade física – não importa o tipo – reduz o risco de impotência sexual mais do que deixar de fumar, perder peso ou consumir menos bebida alcoólica.

Pare de fumar

Dessa maneira um estudo com 7.684 chineses descobriu que o tabagismo era responsável por cerca de um em cada cinco casos de disfunção erétil.

portanto quanto mais você fuma, maior a probabilidade de vir a ter problemas.

O estudo descobriu que fumar 20 cigarros por dia aumentava o risco em 60% se comparado a não fumar nenhum.

O motivo?

Contudo fumar contrai os vasos sanguíneos e contribui para o acúmulo de placas de gordura, diminuindo o fluxo sanguíneo das artérias.Fumar também reduz os níveis de óxido nítrico – composto químico que mantém os vasos sanguíneos dilatados, incluindo os do órgão sexual masculino.

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