O que é disfunção erétil?

A disfunção erétil é considerada uma condição que sempre afetou os homens, que muitas vezes os deixa constrangidos.

É uma questão que pode ser causada por vários fatores, sendo eles, medicamentosos, psicológicos ou até mesmo biológicos do indivíduo.

Podem ser observados impactos negativos na vida de homens que sofrem com a impotência sexual.

E igualmente na vida de suas parceiras, ao mesmo tempo é notada diminuição da autoestima, aumento do estresse, ansiedade, e consequentemente surgem problemas de relacionamento.

Ao olharmos para o passado, podemos observar que a disfunção erétil é um problema que sempre afetou aos homens.

Já em 1993 o Institutes of Healthe Consensus Panel, definiu a disfunção erétil como a incapacidade de um homem alcançar ou manter a ereção peniana, de forma suficiente para permitir uma relação sexual satisfatória.

Apesar de hoje em dia existirem vários tratamentos para essa condição, há aqueles que continuam sentindo esse incomodo, e deixam de procurar ajuda médica por acreditarem não ter solução.

Hoje existe uma estimativa que 100 milhões de homens no mundo apresentem a impotência sexual, e é mais comum encontra-la em homens com mais de 40 anos de idade.

Sintomas Disfunção Erétil

Além da dificuldade de manter a ereção, podem surgir outros problemas, como ejaculação precoce, incapacidade de atingir o orgasmo, diminuição da libido e uma vida sexual insatisfatória. Todos esses fatores na maioria das vezes acabam causando estresse, ansiedade, problemas no relacionamento e baixo autoestima.

Causas da disfunção erétil

Anatômicas ou estruturais: Alguns homens apresentam desde o nascimento alterações na anatomia do pênis, ou em algumas vezes é causado por doenças adquiridas ao longo da vida, e devido essas alterações podem apresentar disfunção erétil.

Desequilíbrio hormonal: O desequilíbrio no eixo hormonal pode causar também a diminuição de libido, podemos citar a falta de hormônio testosterona, que influencia diretamente na ereção.

Entretanto não só a testosterona afeta, como também, disfunções da glândula hipófise ou glândula tireoide.

Psicológicas: A depressão, ansiedade e estresse afetam diretamente a libido, e consequentemente causam a disfunção erétil.

Circulação sanguínea: Como todos sabem a ereção peniana depende do fluxo sanguíneo, portanto se houver problemas de circulação, a ereção consequentemente será afetada. Algumas doenças podem afetar a circulação, como por exemplo, diabetes, tabagismo, triglicérides elevado e doenças cardiovasculares.

Prevenção e tratamento

Sempre precisamos ter em mente que manter um estilo de vida saudável é muito importante e é o melhor caminho, manter a saúde mental, e claro, tratar de todas as doenças que você já apresente.

  • Em primeiro lugar alimentar-se de forma saudável e regrada;
  • Em segundo lugar faça exames de rotinas, que chamamos de check-up geral;
  • Pare de fumar, e se possível imponha limites à quantidade de álcool que você irá ingerir;
  • Trate com seu médico as doenças que você já apresenta, diabetes, doenças cardíacas e demais doenças não transmissíveis;
  • Pratique exercícios físicos regularmente;
  • E por fim faça terapia, isso irá te auxiliar a controlar sua ansiedade e estresse.

Já no que se diz respeito a tratamentos, existem aqueles farmacológicos, não farmacológicos e processo cirúrgicos.

Portanto se você quer mudar sua vida sexual, existem todas essas formas de prevenção e tratamento que lhe ajudarão muito, não se sinta constrangido em buscar ajuda médica.

O médico irá te analisar e te prescrever o melhor tratamento e prevenção para seu caso em específico.

2 thoughts on “O que é disfunção erétil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *